Uma equipe de marketing digital foi contratada para aumentar as vendas
de um produto ofertado em um site de comércio eletrônico. Para isso, elaborou
um anúncio que, quando o cliente clica sobre ele, é direcionado para a página
de vendas do produto. Esse anúncio foi divulgado em duas redes sociais, A e B,
e foram obtidos Os seguintes resultados:
• rede social A: o anúncio foi visualizado por 3 000 pessoas; 10% delas
clicaram sobre o anúncio e foram redirecionadas para o site; 3% das que
clicaram sobre o anúncio compraram o produto. O investimento feito para a
publicação do anúncio nessa rede foi de R$ 100,00;
• rede social B: o anúncio foi visualizado por 1.000 pessoas; 30% delas
clicaram sobre o anúncio e foram redirecionadas para o site; 2% das que clicaram
sobre o anúncio compraram o produto. O investimento feito para a publicação do
anúncio nessa rede foi de R$ 200,00.
Por experiência, o pessoal da equipe de marketing considera que a
quantidade de novas pessoas que verão o anúncio é diretamente proporcional ao
investimento realizado, e que a quantidade de pessoas que comprarão o produto
também se manterá proporcional à quantidade de pessoas que clicarão sobre o
anúncio.
O responsável pelo produto decidiu, então, investir mais R$ 300,00 em
cada uma das duas redes sociais para a divulgação desse anúncio e obteve, de
fato, o aumento proporcional esperado na quantidade de clientes que compraram
esse produto. Para classificar o aumento obtido na quantidade (Q) de
compradores desse produto, em consequência dessa segunda divulgação, em relação
aos resultados observados na primeira divulgação, o responsável pelo produto
adotou o seguinte critério:
• Q ≤ 60%: não satisfatório;
• 60% < Q ≤ 100%: regular;
• 100% < Q ≤ 150%: bom:
• 150% < Q ≤ 190%: muito bom;
• 190% < Q ≤ 200%: excelente.
O aumento na quantidade de compradores, em consequência dessa segunda
divulgação, em relação ao que foi registrado com a primeira divulgação, foi
classificado como:
Alternativas
A) não
satisfatório.
B) regular.
C) bom.
D) muito bom.
E) excelente.
Resolução:
Na primeira divulgação, foram obtidos os seguintes resultados:
rede social A → (3% de 10% de 3 000 pessoas) correspondem a 9 compradores;
rede social B → (2% de 30% de 1 000 pessoas) correspondem a 6 compradores.
Logo, a primeira divulgação registrou 15 compradores.
Na segunda divulgação, com o aumento no investimento, os novos números de compradores são:
rede social A → compradores;
rede social B → compradores.
Logo, a segunda divulgação registrou 36 compradores e o aumento percentual Q em relação à primeira foi tal que:
Portanto, 100% < Q ≤ 150%, ou seja, o aumento foi classificado como bom (alternativa C)
Nenhum comentário:
Postar um comentário