Enem 2022 - Exercício 13

Uma equipe de marketing digital foi contratada para aumentar as vendas de um produto ofertado em um site de comércio eletrônico. Para isso, elaborou um anúncio que, quando o cliente clica sobre ele, é direcionado para a página de vendas do produto. Esse anúncio foi divulgado em duas redes sociais, A e B, e foram obtidos Os seguintes resultados:


• rede social A: o anúncio foi visualizado por 3 000 pessoas; 10% delas clicaram sobre o anúncio e foram redirecionadas para o site; 3% das que clicaram sobre o anúncio compraram o produto. O investimento feito para a publicação do anúncio nessa rede foi de R$ 100,00;

• rede social B: o anúncio foi visualizado por 1.000 pessoas; 30% delas clicaram sobre o anúncio e foram redirecionadas para o site; 2% das que clicaram sobre o anúncio compraram o produto. O investimento feito para a publicação do anúncio nessa rede foi de R$ 200,00.

Por experiência, o pessoal da equipe de marketing considera que a quantidade de novas pessoas que verão o anúncio é diretamente proporcional ao investimento realizado, e que a quantidade de pessoas que comprarão o produto também se manterá proporcional à quantidade de pessoas que clicarão sobre o anúncio.

O responsável pelo produto decidiu, então, investir mais R$ 300,00 em cada uma das duas redes sociais para a divulgação desse anúncio e obteve, de fato, o aumento proporcional esperado na quantidade de clientes que compraram esse produto. Para classificar o aumento obtido na quantidade (Q) de compradores desse produto, em consequência dessa segunda divulgação, em relação aos resultados observados na primeira divulgação, o responsável pelo produto adotou o seguinte critério:

 

• Q  60%: não satisfatório;

• 60% < Q  100%: regular;

• 100% < Q  150%: bom:

• 150% < Q  190%: muito bom;

• 190% < Q  200%: excelente.

 

O aumento na quantidade de compradores, em consequência dessa segunda divulgação, em relação ao que foi registrado com a primeira divulgação, foi classificado como:

Alternativas

A) não satisfatório.

B) regular. 

C) bom. 

D) muito bom. 

E) excelente.  


Resolução:

Na primeira divulgação, foram obtidos os seguintes resultados:

rede social A → (3% de 10% de 3 000 pessoas) correspondem a 9 compradores;

rede social B → (2% de 30% de 1 000 pessoas) correspondem a 6 compradores.

Logo, a primeira divulgação registrou 15 compradores.

Na segunda divulgação, com o aumento no investimento, os novos números de compradores são:

rede social A →  compradores;

rede social B →  compradores.

Logo, a segunda divulgação registrou 36 compradores e o aumento percentual Q em relação à primeira foi tal que:

Portanto, 100% < Q ≤ 150%, ou seja, o aumento foi classificado como bom (alternativa C)

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